Queimadas na Amazônia Legal sobem 49% em maio, aponta Inpe




O número total de focos de queimadas registrados na Amazônia Legal em maio deste ano foi 49% maior que o mesmo mês em 2020, segundo aponta dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O resultado deste ano ainda é 34,5% superior à média histórica do mês.

Em maio deste ano foram registrados 2.679 focos de fogo na floresta. No mesmo mês em 2020, foram 1.798. A média histórica para o mês é de 1.991 focos, e o recorde para maio ocorreu em 2004, quando houve 5.155 pontos. O Inpe monitora os dados de queimadas em todos os biomas brasileiros desde 1998.

De acordo com o G1, os dados são motivos para preocupação já no início da temporada de queimadas no Brasil, que começa entre maio/junho e vai até setembro/outubro.

A Amazônia Legal é uma área que engloba nove estados do Brasil pertencentes à bacia Amazônica, cerca de 59% do território brasileiro.
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!