Tartaruga Oliva foi encontrada morta na praia da avenida





Em 94% das ocorrências de encalhes desta espécie registrados pelo Projeto (a)mar, foi constatado indícios de afogamentos e interação com artefatos pesqueiros.

Foi encontrada morta nesta quinta-feira(27) uma tartaruga Oliva, da espécie Lepidochelys olivacea na praia da Avenida Soares Lopes . Essa é a menor das espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil. A maioria dos indivíduos de Tartaruga oliva encontrados mortos nas praias de Ilhéus são animais sub adultos e adultos.
Segundo o Projeto (a) mar , o animal já estava em avançado estágio de decomposição e não é possível identificar a causa da morte. No entanto,
a Oliva é uma tartaruga que frequenta as águas da nossa região durante todo o ano, ela tem preferência alimentar por camarão e algumas vezes acaba sendo capturada acidentalmente em redes de arrasto de camarão. Em 94% das ocorrências de encalhes desta espécie registrados pelo Projeto (a)mar, foi constatado indícios de afogamentos e interação com artefatos pesqueiros.
Mas ainda segundo os pesquisadores do projeto que atua em Ilhéus, não necessariamente foi isso que houve nesse caso. “Muitos fatores estão relacionados a morte das tartarugas, como causas naturais, doenças, predação, ingestão de resíduos, colisão com embarcações, captura intencional, além da captura acidental em petrechos de pesca” alerta a bióloga Stella Tomás.
Acabar com práticas de pesca destrutivas, ilegal, não reportadas e não regulamentada é um dos desafios sociais, ambientais e econômicos a serem atingidos até 2030 propostos pela ONU. Mas a pesca de arrasto ainda é uma realidade, e é sustento de muitas famílias, e ainda é regulamentada no Brasil, apesar de ser muito prejudicial a biodiversidade marinha.
Ainda segundo Stella, existem redes com os dispositivos de exclusão de Tartarugas (TEDs) pra diminuir a possibilidade de Tartarugas morrerem Afogadas nestas redes, contudo o valor ainda é muito alto e na maioria das vezes inacessível para os pescadores artesanais da região. “
O Projeto (a)mar nasceu à partir de ações realizadas e idealizadas pelos membros da equipe, buscando preencher lacunas sobre o conhecimento da biodiversidade costeira e marinha no sul da Bahia, além de fortalecer e promover o desenvolvimento sustentável na região.Suas ações estão presentes no litoral sul da Bahia e abrange seis municípios: Ilhéus, Uruçuca (Serra Grande), Itacaré, Una, Canavieiras e Maraú.
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!