Senador convida secretários do Nordeste para CPI da Covid; Fábio Vilas-Boas está na lista




O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) apresentou requerimento para convidar os secretários de Saúde do Nordeste a prestarem esclarecimentos na CPI da Covid. Entre eles, está Fábio Vilas-Boas, da Bahia.

No documento, Girão - que faz parte do grupo de senadores alinhados ao governo Bolsonaro - ressalta que o convite tem como base os repasses federais, já que a CPI não pode investigar toda a conduta dos governos estaduais, atribuição das assembleias legislativas.

“A presente convocação se destina, exclusivamente, a verificar a adequada aplicação dos recursos federais repassados aos estados que compõem o Consórcio do Nordeste em razão da pandemia de Covid-19”, justifica o senador.

No texto, ele cita as compras fracassadas de respiradores feitas no âmbito do Consórcio Nordeste, quando o grupo de governadores ainda era presidido por Rui Costa (PT).

“Em ambos os contratos, os ventiladores pulmonares não foram entregues, sendo

que, em face da Hempecare Pharma Representações Ltda. os valores empregados não foram devolvidos. Já em relação à empresa Pulsar Technologies, houve devolução de parte do dinheiro, mas com perdas cambiais para todos os estados envolvidos na compra”, diz trecho do documento.

O primeiro contrato diz respeito a R$ 48.784.575,82 milhões, enquanto o segundo abrange US$ 7.900 milhões.

A reportagem do BNews tentou contato com o secretário Fábio Vilas-Boas, mas ainda não obteve retorno.

Atualizada às 20h32

Após a publicação desta matéria, a assessoria da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) afirmou à reportagem que ainda não recebeu o requerimento formulado pelo senador Eduardo Girão.
Compartilhe no Google Plus

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!