Prefeito Colbert Martins alerta que todos os leitos Covid-19 estão ocupados em Feira de Santana




Todos os leitos de enfermaria e Unidades de Terapia Intensiva (UTI), da rede pública e privada, incluindo a mais recém-inaugurada unidade hospitalar Dr. Benício Cunha Cavalcante, em Feira de Santana, estão ocupados. A informação é do prefeito Colbert Martins Filho, durante coletiva de imprensa virtual nesta segunda-feira (24).

Segundo o prefeito, o aumento das internações está diretamente associado ao contágio durante as comemorações no Dia das Mães, há exatos 15 dias, e a outros contágios neste período. "Não adianta abrir leitos quando a população não se cuida. Por isso fica o alerta: mesmo vacinado, é preciso usar máscara e respeitar o distanciamento social. Nada de festas, nada de aglomeração", destacou o prefeito.

Taxa de óbito

De acordo com a prefeitura, quanto a taxa de óbito, Feira continua com 1,83%; Salvador está com 3,01%; Bahia, 2, 08%; Nordeste, 2,46%; Brasil, 2,79%, conforme dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e do Ministério da Saúde.







Vacinação

Ainda segundo Colbert, a vacina é a forma mais eficaz para imunizar e reduzir as complicações provocadas pelo vírus, mas a distribuição das doses para o Município não tem sido proporcional e isso afeta o avanço da vacinação.

"Vemos como exemplo a cidade de Alagoinhas, que com pouco mais de 150 mil habitantes recebeu 5.850 doses da vacina Pfizer, isso representa 3,84% da população. Enquanto Feira de Santana com mais de 600 mil habitantes recebeu apenas 7.350 doses, que representa 1,18% da população. É totalmente desproporcional, precisamos de uma distribuição justa. Precisamos receber mais doses", criticou.

A vacinação com a segunda dose continua sendo aplicada em todas as unidades de saúde, incluindo na zona rural – que está realizando a vacinação em dias alternados. A primeira dose está disponível para trabalhadores da Educação, Limpeza Pública, Transporte Rodoviário, pessoas de 57 anos e pessoas com comorbidade acima de 18 anos na UniFTC nesta segunda-feira (24).

Feira de Santana já aplicou cerca de 197 mil doses de vacinas e, segundo dados da Sesab, o município está com 103% de percentual de vacinação.

Aglomeração e desresoeito ao decreto

A realização de festas clandestinas e desrespeito de bares quanto ao decreto – que limita o funcionamento até as 21h30 com capacidade máxima de 50% da área do estabelecimento – também foi criticada pelo prefeito como fator potencial para o aumento dos casos. Ele destacou ainda que somente neste fim de semana, da última sexta-feira (21) a domingo (23), foram 12 festas encerradas pela Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), com 23 carros de som apreendidos – sendo três paredões. Além de três bares interditados: bar do Ula (flagrado com mais de 500 pessoas), petiscaria Trivela e bar Chão de Estrela.

"Estamos diante de um novo pico de aumento, que não está acontecendo somente em Feira de Santana, mas também no estado da Bahia e em todo o Brasil. Esse tipo de comportamento é inadmissível", lamentou.

Santa Casa de Misericódia

Ao Acorda Cidade, o diretor médico da Santa Casa de Misericóridia ( unidade Dr. Benício Cunha Cavalcante), Edval Gomes, 38% dos pacientes internados estão intubados.

“Temos atualmente oito pessoas internadas, 50% do sexo masculino com média de idade de 51,5 anos. O nosso paciente mais velho tem 67 anos e o mais jovem tem 35 anos. Eles são provenientes de diversas unidades de saúde do município, com as Upas da Mangabeira e Queimadinha, o próprio Hospital de Campanha, além das policlínicas do George Américo, entre outras”, informou o diretor médico da unidade, Edval Gomes.

Com informações da Secom de Feira de Santana.
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!