A ação da prefeitura contra a covid no fim de semana foi positiva




Lavar ruas para combater o novo coronavírus foi um gasto inútil de dinheiro público se pensarmos estritamente sob o ponto de vista científico. O vírus é respiratório, é aí que tem de ser combatido. Mas o ato de lavar as ruas pode ser útil se for para marcar uma nova atitude da prefeitura a partir deste momento.
Sob a ameaça de ter de fechar as atividades e de ser punido por não cumprir protocolos mínimos, o comércio, por exemplo, pode voltar a cuidar melhor das prevenções.
Comerciantes são rápidos em reclamar de qualquer ameaça de fechamento, mas ganha uma cartela de ivermectina ou de hodroxicloroquina quem viu alguma ação dos comerciantes organizados para chamar a atenção daquela partizinha do comércio que não usa máscaras e descumpre protocolos.
Neste fim de semana, nas redes sociais, quem mais reclamou do pequeno fechamento foram as viúvas do Bagaço Grosso, aquele grupo de baladeiros que nao se importa de levar o vírus para os idosos que estão dentro de casa.
Também houve notícias de resistência de negacionistas, do tipo que faz festinha em casa e foi para sítios e fazendas apenas por birra, provocação. Mas esses existem em todo o mundo, até nos países em que o poder público impôs autoridade e conseguiu controlar a transmissão.
Se a prefeitura mantiver a partir deste momento a nova atitude de fiscalização, até esses negacionistas vão ficar falando sozinhos. Novas medidas e ainda mais duras podem ser necessárias. A vida agradece se o poder público tiver coragem de implantá-las, como foi feito neste fim de semana.
Texto e Foto: José Nilton Calazans
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!