Sesau de Ilhéus busca pessoas que não tomaram 2ª dose da vacina contra Covid-19




Com o objetivo de identificar pessoas que não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio do setor de Combate às Endemias, iniciou nesta terça-feira (13) o trabalho de busca ativa do público que não compareceu na data agendada para completar a imunização. Conforme o setor, os agentes percorrerão diversos bairros de Ilhéus para localizar pessoas que precisam receber o reforço da CoronaVac e aquelas que integram o grupo prioritário da primeira fase.



A secretaria explica que é importante receber as duas doses para garantir a eficácia da vacina, com intervalo de 28 dias entre as aplicações. Todavia, as pessoas que testaram positivo para o coronavírus precisam aguardar 30 dias após a data da confirmação da doença para receber a imunização, ainda que seja de segunda dose. A mesma recomendação é direcionada àquelas que apresentam quadro de síndrome respiratória. É preciso aguardar o término dos sintomas.

Combate à dengue – De acordo com a Sesau, as equipes também intensificarão o trabalho de prevenção e combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, com busca por criadouros e focos do mosquito no município. Em atendimento às medidas de prevenção à Covid-19, os agentes realizam o trabalho educativo sem entrar nas residências. Por esse motivo, a população deve contribuir com a ação, cobrindo tanques e tonéis, evitando o acúmulo de garrafas, copos descartáveis, latas, pneus, dentre outros objetos que ficam a céu aberto com água parada.

A Prefeitura também reforça a ação através da circulação do carro fumacê para diminuir o índice de infestação do mosquito na cidade. A Sesau reitera que é necessário redobrar os cuidados, pois além da pandemia causada pela Covid-19, outras doenças também são motivos de preocupação.

Com informações da SECOM-Ilhéus.
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!