Com Moro, Estados Unidos influenciaram Operação Lava Jato, indica jornal Le Monde




O jornal francês Le Monde publicou neste domingo (11) uma reportagem que afirma que houve influência do governo dos Estados Unidos na criação da Operação Lava Jato, relacionada ao ex-juiz Sérgio Moro. A matéria explica como “a maior operação contra a corrupção da história do Brasil virou o seu maior escândalo judicial”.


De acordo com o texto, a ação foi iniciada durante o governo do ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, quando houve uma tentativa de criar “uma rede de especialistas locais capazes de defender as posições americanas". Por estar "colaborando ativamente com as autoridades dos Estados Unidos no caso Banestado", Moro foi chamado para participar do "Programa de Visitantes Internacionais do Departamento de Estado", onde fez contatos com o FBI, o Departamento de Justiça e o Departamento de Estado.

A matéria ainda informa que Moro participou de um evento ligado à Polícia Federal de Fortaleza em novembro de 2009, onde também estava presente Karine Moreno-Taxman, uma procuradora dos Estados Unidos especializada na luta contra a lavagem de dinheiro e o terrorismo.

Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!