Salvador tem 96 pessoas aguardando regulação; 'Recorde absoluto', diz Leo Prates




Salvador ten nesta terça-feira (2) um novo recorde de pacientes na fila de regulação que aguardam vagas em leitos de UTI. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Léo Prates, a capital baiana amanheceu com 96 pessoas à espera de internação. A informação foi divulgada durante entrevista ao programa Nova Manhã Salvador, da rádio Nova Brasil FM.


Na capital baiana, a taxa de ocupação de UTI adulto para Covid é de 83%, e a pediátrica, 67%. Os leitos clínicos adultos estão com 85% e o pediátrico com 76% de ocupação.


“O cenário é o mais duro que nós enfrentamos na pandemia. Estamos correndo para expandir o sistema, mas precisamos da colaboração da população. Estamos em pré-colapso. Recorde absoluto de pessoas aguardando internação hoje. Ontem, fiquei assustado com 90 pessoas esperando. Hoje, começamos com 96, mesmo batendo recorde de pessoas reguladas nas UPAs. Regulamos ontem 68 pessoas e ainda temos essa quantidade. É algo inacreditável”, definiu Prates.


O titular da SMS reforçou que novos leitos são abertos na capital baiana, mas voltou a pedir que a população cumpra com as regras sanitárias. “Toda a expansão que nós planejamos está em execução. Não sei se o sistema de saúde vai suportar até sexta-feira. As medidas restritivas levam cerca de 15 dias para começar a surtir efeito. Na prática, só começaríamos a sentir os efeitos na sexta à noite. A tendência é de que terça, quarta e quinta seja o pior momento para nós”, explicou o secretário.
Compartilhe no Google Plus

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!