Pacientes psiquiátricos reclamam da falta de médicos e de remédios em Eunapólis




Pacientes com transtornos psicológicos, que precisam recorrer ao Centro Especializado em Saúde Mental (CESM), na cidade de Eunápolis, reclamam de médicos suficientes para fazer o atendimento e da escassez de medicamentos. Na manhã desta segunda-feira (1°), havia cerca de 100 pessoas aguardavam na fila, mas apenas 15 foram atendidas.

Alguns usuários do CESM – localizado no bairro Santa Lúcia -, declararam à reportagem do RADAR 64 que o número de fichas de atendimento distribuídas é insuficiente para atender a demanda. “Cheguei aqui às 6h30 e fui embora sem atendimento. Teve gente que chegou 5h30 e também não foi atendida”, informou uma dona de casa de 38 anos, que disse ainda que as fichas só são distribuídas uma vez por semana.

Ela reclamou que a falta medicamentos e consulta com o médico psiquiatra pode levar à piora do quadro de saúde mental. “Eu sou diagnosticada com transtorno de ansiedade generalizado e tomo medicamentos para dormir e para controlar a ansiedade. A falta de remédios me prejudica muito, pois só são liberados com a receita do psiquiatra e eu posso ter uma crise. Meu caso pode piorar e posso até vir a ter depressão”, lamentou.

A dona de casa frisou que até dezembro do ano passado eram distribuídas de 20 a 25 fichas por semana e que havia dois médicos para atender os pacientes. Atualmente, segundo ela, só há um psiquiatra e 15 fichas disponibilizadas.

A reportagem do RADAR 64 entrou em contato com a secretária de Saúde, Anara Sartório, que informou que já está apurando a situação para tomar as medidas cabíveis.

Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!