Melhora atendimento na UPA-24 Horas em Itabuna depois da instalação dos gripários




Aumentou a procura por atendimento nas Unidades de Referência para Pacientes com Síndromes Respiratórias Agudas (gripários) da Rede de Atenção Básica de Itabuna no período de um mês de funcionamento. Atualmente, o município conta com quatro gripários criados para atender pacientes com sintomas da Covid-19 ou com síndrome respiratória aguda grave.
Na Unidade Básica de Saúde José Edites, no Bairro São Caetano, e no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp), no centro da cidade - dobraram o número de atendimentos neste mês em comparação com fevereiro, quando foram instaladas pela Secretaria Municipal de Saúde..
De acordo o Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, mês passado foram realizados 337 atendimentos na unidade José Edites, enquanto que em março 805. Já no Centro José Maria de Magalhães Neto foram 381 atendimentos em fevereiro ante 741 em março.
A Supervisora do Departamento de Atenção Básica, Alessandra Lopes, informa que as Unidades Básicas de Saúde Möise Hage , no Bairro Lomanto Júnior, e a Unidade de Saúde da Família Renan Moreira, no Parque Boa Vista, registram, respectivamente, 146 e 363 atendimentos em março. Ambas as unidades passaram a funcionar mais recente como gripários.
“Os quatro gripários funcionam em pontos estratégicos, entre 16 de 22 horas. Nas demais horas do dia os atendimentos ambulatoriais continuam”, informa Alessandra Lopes. Ela ressalta que o município também conta com um Centro Covid-19, que funciona de segunda a sexta das 8 às 16 horas, e aos sábados das 8 às 13horas no bairro Nova Ferradas.
A supervisora lembra que a tendência é reduzir a demanda por atendimento primário na Unidade de Pronto Atendimento (UPA - 24 Horas), no Bairro Monte Cristo, com o funcionamento dos gripários. “Nestes locais, temos profissionais aptos a fazer a triagem, atendimento médico, testagem rápida e encaminhamento para um hospital ou UPA - 24 Horas, caso necessário”, esclarece.
A redução no fluxo de pacientes na UPA- 24 Horas tem sido comprovada pela coordenadora da unidade do Monte Cristo, a enfermeira Rafaela Caldas Sousa dos Santos. “No último mês registramos menor número de atendimento. Caiu de uma média de 90 para 75 atendimentos/dia”, explica, creditando isso à migração dos pacientes para os gripários.
SANITIZAÇÃO
No final de semana, todas as unidades de saúde do município passaram por sanitização, como medida preventiva para novos casos da Covid-19. De acordo com Alessandra Lopes, esta ação tem sido rotineira para evitar a contaminação das pessoas que frequentam as unidades de saúde.
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!