Um navio cargueiro de 400 metros de comprimento e 224 mil toneladas encalhou nesta terça-feira (23), o que bloqueou a passagem de outras embarcações no Canal de Suez, considerado uma vias navegáveis mais importantes do mundo.
O encalhe aconteceu após o navio Ever Given, um dos maiores porta-contêineres do mundo, perder a capacidade de direção ao ser atingido por ventos fortes e por uma tempestade de areia.
Oito navios rebocadores tentavam recolocar o Ever Given em sua rota para liberar a passagem no canal. Segundo a Autoridade do Canal de Suez, agência portuária que monitora o trafego naval, o local deve ser liberado ainda nesta quarta-feira (24).
Cerca de 12% do volume do comércio mundial passa pelo Canal de Suez, que conecta a Europa e a Ásia e está localizado no Egito. Ao menos 30 navios que vinham atrás do Ever Given e três no sentido oposto ficaram bloqueados, enquanto outras 15 embarcações tiveram suas rotas interrompidas e ficaram paradas em outros ancoradouros para esperar a liberação da passagem.