Governo americano está preocupado com a Covid no Brasil, diz força-tarefa da Casa Branca




O governo dos Estados Unidos tem uma preocupação com a Covid-19 no Brasil. Segundo o o coordenador da força-tarefa da Casa Branca no combate à pandemia, Andy Slavitt, nesta quarta-feira (24), o receio vem por conta da ação do país no combate ao virus.



Em entrevista coletiva, o especialista em assistência médica afirmou – sem dar mais detalhes – que os EUA mantém conversas diárias com "colegas brasileiros" sobre o tema, de acordo com o Globo.



"Nós estamos conversando com nossos colegas brasileiros frequentemente, diariamente, sobre o que está acontecendo por lá. Eu não darei mais detalhes além de que nós estamos profundamente comprometidos com isso", disse Slavitt.



Mortes na fila por um leito de UTI, falta de insumos e funerárias sem férias: os sinais do colapso na saúde brasileira
No entanto, ele ponderou que a maior preocupação do governo americano neste momento é cuidar do seu próprio país, uma vez que os EUA – com mais de 540 mil mortos pela Covid-19 – são o que mais registrou mortes no mundo.



No encontro transmitido virtualmente, Anthony Fauci, epidemiologista e conselheiro-chefe desta força-tarefa, disse também sem dar detalhes que pretende discutir formas de contribuir com o Brasil no enfrentamento da pandemia.



"Nós estamos bastante preocupados com a difícil situação no Brasil, e nós vamos discutir de que forma podemos ajudar o Brasil", disse Fauci.



O especialista reforçou o investimento americano de US$ 4 bilhões (cerca de R$ 23 bilhões) no consórcio mundial de vacinas Covax Facility, dirigida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).



"Voltamos a ter uma posição de liderança global, o que é muito importante. Assim que cuidarmos da nossa difícil situação (...) teremos excedente de vacinas e certamente consideramos torná-las disponíveis a países que necessitarem", afirmou o conselheiro-chefe.
Compartilhe no Google Plus

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!