'Essa será a pior semana da pandemia', estima Bruno Reis ao ver crescente nº de internações




Ao apresentar um balanço das medidas adotadas em Salvador no combate à pandemia, o prefeito Bruno Reis (DEM) ressaltou que o impacto das restrições do fim de semana ainda não pode ser mensurado. Na noite de sexta-feira (26), atividades e serviços não essenciais foram proibidos na capital baiana e em outras cidades da Bahia. O decreto se encerraria nesta segunda, mas o governador Rui Costa prorrogou as medidas (veja aqui) até às 5h da próxima quarta (3).





"Essa será a pior semana da pandemia. Podemos esperar que, a partir desse fim de semana, possamos ter algum efeito nessas medidas, [mas] as medidas surtem efeito dentro de 15 dias", aponta o prefeito. Bruno falou com a imprensa em coletiva virtual, na manhã desta segunda-feira (1º).



Na ocasião, ele voltou a frisar que o risco de colapso no sistema de saúde é alto. Nos últimos dias, os índices de internação em hospitais públicos e privados vêm batendo recorde. "Se continuar crescendo na proporção que está, por mais esforço que a gente faça, vamos ter, infelizmente, um colapso. Temos limitação de respiradores, de insumos, de pessoal", admitiu o gestor.



Como exemplo do problema, ele citou a situação dos hospitais São Rafael, Cardiopulmonar e Aliança, todos particulares. De acordo com o prefeito, eles estão com taxa de ocupação de 94%, 95% e 98%, respectivamente.



Diante desse cenário, a prefeitura tem buscado viabilizar a reabertura de mais leitos. Uma nova tenda do gripário dos Barris será montada, com 10 leitos de enfermaria e duas salas vermelhas.
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!