Covid-19: Anvisa recebe pedido para autorização emergencial de medicamento




A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu, nesta terça-feira (30), o pedido para uso emergencial de um medicamento para tratar a Covid-19. Segundo o G1, o composto foi produzido pela farmacêutica americana Eli Lilly.



A agência vai analisar, nas próximas 24 horas, os documentos submetidos pela empresa sobre o medicamento. Neste período, novos dados poderão ser solicitados.



"A avaliação da autorização para o uso emergencial e temporário de medicamento contra a Covid-19 é feita no prazo de até 30 dias. A análise não considera o tempo do processo em status de exigência técnica, que é quando o laboratório precisa responder questões técnicas feitas pela Agência dentro do processo", diz nota da Anvisa.



A Eli Lilly combinou dois anticorpos sintéticos para a produção do remédio: o banlanivimabe e o etesevimabe. Eles são versões das defesas naturais do corpo fabricadas em laboratório com o objetivo de combater infecções.



O único medicamento certificado pela Anvisa, até agora, para tratar o novo coronavírus é o redemsivir. Ele ainda está sendo estudado, e só é indicado para pacientes hospitalizados.



Dados divulgados pela Eli Lilly sobre teste realizado nos EUA apontam redução de 70% das hospitalizações por Covid-19 em pacientes de alto risco que tomaram a medicação. Ao todo, 1.035 pessoas passaram pelo estudo de fase 3, mas os dados ainda não passaram por revisão de pares e não foram publicados em revista científica.



Dentro desse universo, 11 pessoas (2,1%) submetidas ao tratamento morreram ou foram internadas. Dentre os que receberam placebo, 36 vieram a óbito ou tiveram de ser hospitalizadas (7%).



A empresa também afirma que o tratamento reduziu a carga viral dos pacientes e o tempo de recuperação da doença. Nos EUA, a agência reguladora de medicamentos já autorizou o uso emergencial do remédio em pacientes leves ou moderados.
Compartilhe no Google Plus

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!