Lockdown em Ibicaraí é lei para inglês ver




No século XIX, o governo brasileiro aprovou um monte de leis que visavam barrar o comércio escravagista. Na prática, porém, nunca se preocupou em efetivar essas leis, mas o objetivo delas funcionava: aliviar a pressão inglesa que exigia o fim do tráfico de negros para o Brasil.
O lockdown em Ibicaraí segue nessa mesma linha...
Fecham-se bares e determinados comércios, mas os grandes pontos de aglomeração da cidade - para onde convergem parcelas significativas de cidadãos - continuam funcionando e atraindo populares normalmente: grandes mercados, feira e farmácias.
Vá à feira, passe em frente aos mercados e farmácias amanhã e duvido que não encontres metade da cidade apinhada dentro desses formigueiros humanos.
O governo se ampara em parte da ciência que correlaciona o tráfego de pessoas com aumento na disseminação do Covid19 - daí a necessidade de se trancar, manter os cidadãos em casa para que o vírus contamine o menos possível.
E sendo assim, amanhã tire as provas nesses poucos locais que estarão aberto e conclua: Lockdown em Ibicaraí é lei para inglês ver.
Sérgio Gama
Professor
Compartilhe no Google Plus

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!