Infelizmente esse assunto é figurinha repetida




Outro dia comentei em um texto meu que só falaria da Pandemia para dar notícia boa, pois já estava virando figurinha repetida falar sempre desse vírus. Infelizmente preciso voltar ao assunto e destacar o nosso cenário local de forma negativa.

É importante salientar o esforço – mesmo que desordenado – dos governos Federal e Estadual com a aquisição e a chegada das vacinas em nosso país e o início da vacinação em todo o território nacional. Ibicaraí, como todos os 5.570 municípios brasileiros, já está vacinando, respeitando o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde.

A vacinação anda em ritmo lento (2,40% da população nacional), mas está acontecendo e a cada dia mais pessoas são vacinadas. Tudo é uma questão de tempo para que a nossa cidade, o estado da Bahia, o Nordeste e todo o Brasil cheguem ao número mágico de 70% da população vacinada, o que fará com que a guerra contra a pandemia comece a ser vencida.

O que precisamos nesse momento é de união entre todos, com a volta da fiscalização e a limitação de pessoas nos estabelecimentos comerciais; a obrigatoriedade do uso da máscara e álcool gel; o distanciamento nas filas; a proibição de eventos e festas, além de uma maior fiscalização nos bares, academias e igrejas.

Medidas precisam ser tomadas urgentemente ou entraremos em uma terceira onda, o que nesse momento será desastroso e trará a certeza de muitas mortes. Vale lembrar que quase triplicamos o número de infectados na cidade nos últimos dias, com 96 casos ativos.

É importante dizer que esse crescimento no número de infectados na cidade – em parte – é em virtude de festinhas particulares, aniversários e cultos religiosos sem o uso da máscara. Vejo com frequência igrejas evangélicas com aglomeração, assim como bares no centro e nos bairros e academias cheias e os famosos aniversários – muitos feitos em fazendas. Nesse momento aglomerar é a certeza da propagação do vírus.

Recebi ontem, domingo, 14/02, via WhatsApp, de um amigo e jornalista de Ilhéus, uma relação de como está a taxa de ocupação dos leitos montados para atender os enfermos da Covid-19 em nossa região. Os números são assustadores. Se não houver a colaboração e conscientização de todos, pessoas irão morrer na porta dos hospitais, sem vagas para internamento.

Segue abaixo a relação dos leitos ocupados:

Região de Ilhéus



UTI adulto:

Hospital de Ilhéus: 91% | Vida Memorial: 90% | Costa do Cacau: 100%



Clínico adulto:

Hospital de Ilhéus: 36% | Vida Memorial: 60% | Costa do Cacau: 100%



Região de Itabuna



UTI adulto

Base: 95% | Calixto: 100%



Clínico adulto:

Base: 100% | Calixto: 100% | AMEC Camacan: 25%



Clínico pediátrico: 20%

UTI Pediátrico: 100%



Região de Jequié



UTI adulto | Prado Valadares: 100%



Clínico adulto

Prado Valadares: 100%





Arnold Coelho

Esperando a vacina
Compartilhe no Google Plus

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!