Covid-19 influencia natalidade e cartórios registram 15% menos de nascimentos em janeiro




Os cartórios de registro civil contabilizaram no mês de janeiro de 2021 uma queda de 15% no número de nascimentos, é o que mostra um levantamento da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).



A entidade atribui os números à pandemia da Covid-19.



A Arpen analisou dados de registros de nascimentos de 7.651 Cartórios de Registro Civil existentes. A constatação feita pela associação é de que a crise sanitária fez com que os casais adiassem ter filhos.



Enquanto em janeiro deste ano foram 207.901 nascimentos, no mesmo período do ano passado haviam sido 244.974 registros. "O número é 15 pontos percentuais menor que a média histórica nacional do mês de janeiro, desde 2002, que é de 0% ao ano, número que se repete no período anual", informou a Arpen.



Os dados também mostram que em 26 das 27 unidades federativas brasileiras houve redução no número de nascimentos em janeiro deste ano, em relação a 2020.



No ranking das maiores reduções aparece com o maior percentual o Maranhão (26%), em seguida Amazonas (23,9%), Roraima (23,1%), Piauí (21,3%) e Mato Grosso (20,8%). Rio de Janeiro registrou queda de -19,3%,



O número de nascimentos registrados em 2021 ainda pode aumentar, assim como a variação da média anual, uma vez que os prazos para registros chegam a prever um intervalo de até 15 dias entre o nascimento e o lançamento do registro no Portal da Transparência. Além disso, alguns estados brasileiros expandiram o prazo legal para comunicação de registros em razão da situação de emergência causada pela Covid-19.
Compartilhe no Google Plus

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!