Fazendo jus à tradicional máxima que diz “quem tem fé, vai a pé”, a colina sagrada amanheceu nesta sexta-feira, 1º de janeiro, com um grande número de pessoas que foram fazer seus agradecimentos e pedidos ao Nosso Senhor do Bonfim. Com missas sendo realizadas em quatro horários pela manhã e mais quatro pela tarde, cidadãos de inúmeros locais de Salvador e da Bahia, além de uma vasta quantidade de turistas, colocaram sua fé em prática nas celebrações que ocorrem praticamente ao ar livre, devido a pandemia da covid-19.
As celebrações desta sexta seguiram os protocolos necessários para evitar a proliferação do coronavírus. As tradicionais caixas para colocação dos pedidos escritos foram retiradas, no entanto foram disponibilizadas algumas caixas próximas à imagem do Senhor do Bonfim para que os fiéis coloquem fitinhas com o número de nós correspondente a seus pedidos. Além disso, a entrada na basílica foi controlada, sendo permitida apenas nos intervalos das missas por uma via lateral. Além disso, as cerimônias foram transmitidas on-line, para quem não pôde comparecer ao local.
O fim da crise sanitária provocada pelo coronavírus é o principal pedido da maioria das pessoas que se dirigiram à Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim na manhã soteropolitana ensolarada. Apesar das dificuldades vividas no ano de 2020, seja por conta das consequências de saúde causadas pela pandemia ou até mesmo pela crise econômica gerada pelo vírus, o sentimento geral é de quem em 2021 essa turbulência será superada, especialmente com o desejo geral de que a vacina contra o coronavírus chegue ao Brasil.