Sem Procissão Marítima, Bom Jesus Dos Navegantes e N.S. Da Boa Viagem São Celebrados Com Carreata Em Salvador




A tradicional procissão marítima em homenagem a Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem, em Salvador, deu lugar a uma carreata nesta sexta-feira (1º), por causa da pandemia da Covid-19. O objetivo foi evitar aglomerações.


Com mais de 200 anos de tradição, esta é a quarta vez que não ocorre a procissão marítima em homenagem aos primeiros santos da igreja católica celebrados no calendário religioso da Bahia. Nas outras três vezes, a procissão foi suspensa no mar por causa de temporais.



Nesta sexta, a imagem de Bom Jesus dos Navegantes foi levada em veículo do Corpo de Bombeiros para a Basílica Santuário Nossa Conceição da Praia, onde foi realizada a missa. O percurso foi seguido por dezenas de fiéis que estavam em outros carros.


Depois da celebração, a imagem do Bom Jesus foi conduzida de volta para a Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, percorrendo os bairros da Cidade Baixa.

No percurso, a imagem parou em alguns pontos estratégicos, como a Igreja dos Mares, a Igreja de Santa Luzia, Hospital Santo Antônio e sede das Obras Sociais Irmã Dulce.

As homenagens a Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem tiveram início no dia 27 de dezembro e seguirão até o dia 5 de janeiro.

O limite de fiéis nas missas é de 100 pessoas. Os interessados devem fazer agendamento prévio. As transmissões das celebrações serão feitas pelo canal da paróquia na internet.

Sexta da proteção

Também nesta sexta-feira (1º), dezenas de fiéis mantiveram a tradição e subiram a Colina Sagrada para celebrar a “Sexta da proteção”, como é chamada a primeira sexta do ano pelos devotos de Nosso Senhor do Bonfim.

O acesso à igreja foi feito por ordem de chegada e as missas foram transmitidas através da WebTv do Bonfim (canal do YouTube) e das redes sociais do santuário. Cada banco tem sido ocupado por apenas duas pessoas para evitar aglomeração. Outros protocolos de saúde também têm sido exigidos, como o uso obrigatório de máscaras.

Haverá celebrações ainda no seguintes horários: 14h, 15h30, 17h e 18h30. A Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim estará aberta até às 20h.
Compartilhe no Google Plus

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!