OMS alerta para disseminação de variante da Covid-19 identificada no Brasil




Uma variante da Covid-19 está se disseminando no Brasil e a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta de preocupação para uma maior transmissibilidade da doença. P.1, como está sendo chamada a variante, foi identificado no dia 10 de janeiro de 2021, em quatro viajantes brasileiros com sintomas de covid-19 que desembarcaram em Tóquio, no Japão, vindos do Amazonas.

A agência com sede em Genebra, na Suíça, indicou nesta quarta-feira (27) que a variante já foi identificada em oito países."No Brasil, onde a variante foi inicialmente identificada além da detecção em um grupo de viajantes do Brasil para o Japão, o número de novos casos semanais nas últimas duas semanas é relatado em níveis mais elevados em comparação com o de setembro a novembro de 2020, e novas mortes semanais aumentaram desde o início de novembro de 2020. Os maiores casos semanais desde o início da pandemia foram relatados na semana que começou em 11 de janeiro de 2021", advertiu.

Segundo a OMS, com base nas investigações preliminares realizadas em Manaus, houve um aumento na proporção de casos sequenciados como variante de 52,2% em dezembro de 2020, para 85,4% em janeiro de 2021, destacando a transmissão local em andamento desta variante e, dadas as mutações documentadas, levantando preocupações semelhantes para possíveis aumentos na transmissibilidade ou propensão a reinfecção.

A agência sugeriu que estudos adicionais são necessários para avaliar se há mudanças na transmissibilidade, gravidade ou atividade neutralizadora de anticorpos como resultado destas novas variantes.
Compartilhe no Google Plus

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!