Ex-chefe de gabinete do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o advogado Pedro Cesar Nunes Ferreira Marques de Sousa foi nomeado ministro interino da Secretaria-Geral da Presidência. Ele substitui a Jorge Oliveira, nomeado para uma vaga de ministro do Tribunal de Contas da União.
Segundo o Planalto, o novo ministro é atuante nas áreas de Direito Cível e Administrativo, tendo exercido o cargo de assessor parlamentar na Câmara dos Deputados, após carreira de Oficial na Polícia Militar do Distrito Federal. É major da reserva desta corporação.
A SGP é um dos postos-chave do Palácio do Planalto. É subordinada a ela Secretaria de Assuntos Jurídicos,responsável pela redação final de todos os atos legais do presidente antes de sua publicação no Diário oficial da União.
Nos bastidores, a expectativa é de que o preenchimento definitivo do comando da Secretaria-Geral seja o primeiro ato da reforma ministerial após as eleições das mesas diretoras do Senado e da Câmara Federal, no começo de fevereiro. O bloco denominado Centrão deve ser contemplado. Com informações da CNN Brasil.