Bolsonaro desiste de demitir presidente do Banco do Brasil, diz CNN




O presidente Jair Bolsonaro desistiu de demitir o presidente do Banco do Brasil, André Brandão, após apelos do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Segundo informações da CNN Brasil, os dois argumentaram que a demissão de Brandão poderia trazer impacto negativo no mercado ao demonstrar interferência política do banco, que possui o capital aberto.


Com a notícia da possível saída do presidente na quarta-feira (13), o Banco do Brasil perdeu R$ 6 bilhões em valor de mercado. Nesta quinta (14), as ações abriram em baixa, contudo, como a demissão ainda não havia sido anunciada, os valores voltaram a apresentar números positivos.



A ameaça de demissão foi feita a André Brandão por Bolsonaro após o anúncio de plano de demissão voluntária da instituição, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo.


Na última segunda-feira (11), o Banco do Brasil informou que serão encerradas 361 unidades, sendo 112 agências, no país. As medidas foram aprovadas para reduzir a estrutura organizacional do bando. A expectativa é que ao menos 5 mil funcionários possam aderir a uma das duas modalidades de desligamento incentivado voluntário.

A irritação do presidente, de acordo com pessoas ligadas a Bolsonaro, teria ocorrido porque ele ficou sabendo da informação apenas dois dias antes do anúncio. Prefeitos de cidades que terão agências fechadas teriam reclamado com deputados que repassaram as queixas ao Governo Federal. Fontes também afirmam que o presidente está “extremamente sensível” com as eleições no Congresso.
Compartilhe no Google Plus

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!