Anvisa alerta que testes disponíveis podem não detectar variante do coronavírus




A maioria dos testes disponíveis são incapazes de detectar uma variante do novo coronavírus. O alerta foi feito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta sexta-feira (1º). 



A variante encontrada primeiro no Reino Unido tem sido notícia e aumentou o nível de alerta do mundo. Especialistas indicam que ela é ainda mais contagiosa. A nova cepa também já está presente no Brasil, dois casos foram reportados em São Paulo, lembra reportagem do Estadão.



A Anvisa emitiu uma nota técnica em que alerta que alguns tipos de ensaios podem não identificar essa nova cepa, mas que a maioria dos testes correntes no país usa métodos com alvos múltiplos, capazes de identificar a mutação, o que reduziria o impacto no diagnóstico.



A agência destaca que existem no Brasil diversos produtos seguros e eficazes para diagnóstico da variante. 



De acordo com a reportagem, a Anvisa ainda recomendou que os laboratórios adotem medidas que favorecem o diagnóstico, “como a utilização de produtos voltados a diferentes alvos virais”.
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!