Afetada Pela Pandemia, Arrecadação Tributária Estadual Teve Queda Real De 3,2% Em 2020




Considerando ICMS, IPVA, ITD e taxas, a arrecadação tributária do governo do estado teve uma queda real de pelo menos 3,2% em 2020, descontada a inflação (IPCA) do período, conforme informado pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-BA) ao Bahia Notícias. Apesar de haver um crescimento nominal de 1,2% entre 2019 e 2020, de R$ 27,083 bilhões para R$ 27,396 bilhões, o uso de índices inflacionários é necessário para entender o valor real do dinheiro que entrou nos cofres do estado.


Em entrevista ao BN, o auditor fiscal Ricardo Alonso González afirmou que a divulgação de números sem considerar o efeito inflacionário pode confundir o público, dando impressões equivocadas quanto à arrecadação.



“Tomando por base o ICMS, que corresponde a 85% em média da receita tributária, a queda real, descontando pelo IPCA, foi de algo em torno de 3,3%. Se descontar pelo IGPM a queda real foi de 17,8%”, comentou, destacando que os dados utilizados por ele são do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).
Pinterest

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Site Tribuna conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Site Tribuna um site de credibilidade!