Prefeito reeleito de 86 anos narra experiência política: 'Não tem segredo'




O prefeito Humberto Souto, do Cidadania, foi reeleito para mais quatro anos de mandato na prefeitura de Montes Claros-MG. Aos 86 anos, o gestor municipal comentou os principais desafios de se manter atualizado aos interesses da população. "Não tem segredo. Nós políticos sabemos os defeitos do político. Em regra geral, ele gosta muito de dar as cosias que não são dele. São do povo. Sempre muito cortês, educado e bonzinho com as coisas que não são dele. Ele gosta de fazer um favorzinho, uma coisinha, ajudar um parente e fazer concessões com o dinheiro do povo. Ele é ótimo", disse Souto, em entrevista a Mário Kertész hoje (24), durante o Jornal da Bahia no Ar da Rádio Metrópole.

"É um defeito cultural. A gente, depois de velho, a gente descobre que determinadas coisas estão erradas e precisam ser corrigidas. Você pode ser velho, mas não pode ser um político velho. Tem que ser um político novo, atualizado e dentro da realidade. E a realidade do Brasil mudou com a internet e com a comunicação e rede social", comentou. 

Ainda segundo o prefeito reeleito, os principais erros dos políticos são as promessas não cumpridas, o que causa descrédito da reputação junto à população. "O povo cansou da politicagem e da malandragem, da promessa fácil e da mentira. 'Eu vou fazer, cuidar da saúde, cuidar da educação, cuidar disso e aquilo'. Tudo aquilo que você sabe que o povo quer, você fala que vai fazer. Quando você vai ver, acabou e você não lembra de coisíssima nenhuma. Você fica doido para arranjar uma viagem para o exterior, arranjar uma mamatazinha para um parente e uma coisa qualquer. Isso o povo cansou. O político inteligente tem que descobrir isso. O povo precisa de solução dos seus problemas", disse o político.

Segundo Humberto Souto, uma das partes mais importantes na política é aprender a dizer não aos pedidos de correligionários e eleitores. "O primeiro segredo é você aprender a falar não. Só pedem o vem a nós, ninguém vai lá para te ajudar, só pedir para trabalhar. Dizem que votam em você a vida inteira e que agora está desempregado e que eu podia ajudar", afirmou.
Compartilhe no Google Plus

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!