Morre o ex-presidente do Uruguai Tabaré Várquez, aos 80 anos

 


O ex-presidente do Uruguai Tabaré Várquez morreu na madrugada deste domingo (6), aos 80 anos, em sua casa, acompanhado de sua família. Ele lutava contra um câncer no pulmão.


A publicação de sua morte foi divulgada no Twiter de Alvaro Várquez, filho do ex-presidente. "Queremos agradecer a todos os uruguaios pelo amor recebido por ele ao longo de tantos anos", diz a mensagem.

Do partido Frente Ampla, Vazquéz deixou a Presidência do Uruguai em março deste ano. Em seu lugar assumiu Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional.

"Ele enfrentou sua última batalha com coragem e serenidade. Tivemos diálogos pessoal e político que valorizo ??e me lembrarei. Ele serviu seu país e, com seu esforço, obteve importantes conquistas. Ele era o presidente dos uruguaios. O país está de luto", escreveu Pou.

O partido de Várquez também se pronunciou pelo Twiter. "É com grande pesar que informamos a morte de nosso presidente, Tabaré Vázquez. Seu exemplo de integridade política e compromisso inabalável com nosso país e com o povo nos levará a continuar seu legado", publicou a Frente Ampla.

Váquez foi o primeiro candidato da coalizão a se tornar presidente do Uruguai em 2005 e permaneceu no cargo até 2010. Em 2015, voltou a Presidência do país.

A família de Vázquez disse em um comunicado que haverá apenas uma cerimônia reservada à família. A decisão de não ter um velório aberto é devido aos protocolos de segurança por causa da pandemia de coronavírus.
Compartilhe no Google Plus

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!