Leo Prates faz alerta sobre colapso da Saúde e lamenta relaxamento da população

 


O secretário municipal de Saúde de Salvador, Leo Prates, foi mantido no cargo pelo prefeito Bruno Reis (DEM) e entre os próximos desafios do gestor da SMS está a reabertura de leitos para pacientes da Covid-19. A possibilidade de colapso da estrutura estadual está entre as principais preocupações.

 

Durante discurso nesta segunda-feira (28), Bruno Reis sinalizou que Salvador está próximo restabelecer o número de vagas hospitalares que se tinha no início da pandemia. Isso ocorre ao tempo que os números de novos casos e demanda por internações pela infecção pelo novo coronavírus cresce na cidade. 

 

Leo Prates destacou que a prefeitura de Salvador já determinou rabertura de todos os leitos que haviam sido desmobilizados. "Já avançamos bastante, os indicadores continuam altos, a gente precisa da colaboração da população que acha que a pandemia passou", disse o secretário.

 

A Bahia enfrenta a segunda onda de contaminação pela Covid-19. Diante disso o secretário de Saúde de Salvador chamou ressaltou que a apreocupação dele é com todo o estado, já que Salvador é onde está o maior número de leitos e a cidade recebe pacientes de toda a Bahia. 

 

"Se houver colapso do inteirior vai migrar pra cá, se colapsar aqui vai migrar pra o interior, o sistema é único", alertou. 

 

Ainda assim, Prates destaca que em Salvador não há registro de falta de leitos. "Não temos o número de leitos do auge da pandmeia, mas também não temos o número de mortes do auge. Não deixamos faltar atendimento a nenhum cidadão em Salvador", pontuou.  

 

A SMS identificou aumento da demanda por internações e atendimentos principalmente entre as crianças e o fato acendou o sinal de alerta. Diante disso há possibilidade do espaço em que funcionou o gripário do bairro Valéria ser revertido em um espaço focado em crianças. 

 

De acordo com Leo Prates, nesta segunda-feira houve determinação para que seja dada prioridade a regulação de crianças. 

Compartilhe no Google Plus

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!