De acordo com os mapas elaborados pelo vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal, no dia 30 de novembro Ilhéus tinha, oficialmente, 106 casos ativos de Covid-19.
Uma semana depois os dados mostram que a pandemia está descontrolada no município, pois o mapa divulgado ontem (domingo, 6) a partir dos dados da Secretaria Municipal de Saúde contabiliza 239 pessoas infectadas em condições de disseminar ainda mais o vírus Sars-Cov-2.
A informação mais preocupante diz respeito aos leitos de UTI pactuados pelo SUS. Há 48 pessoas internadas nesse tipo de equipamento e apenas 2 vagas disponíveis. Ilhéus já registrou 263 óbitos devido à doença
Os bairros com mais casos ativos são: Conquista (62); Malhado (22); Centro (19) e Hernani Sá (17). Veja os demais na tabela.
São considerados ativos os casos que permanecem monitorados pela vigilância epidemiológica, com sintomas da Covid-19 e que podem infectar outras pessoas. Esses casos descartam pacientes curados e aqueles que infelizmente faleceram. Formam um indicador importante para saber se a pandemia ganha ou perde força.