Hospital Regional Costa do Cacau inicia mutirão para exames de cateterismo




O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, iniciou na última terça-feira, 1º de dezembro, um mutirão para pacientes regulados que precisam fazer exames de cateterismo. A iniciativa indicada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) através do Núcleo Regional de Apoio a Gestão da Regulação, em Itabuna, busca diminuir a demanda para esse procedimento na macrorregião sul, de solicitação em nível ambulatorial.

De acordo com o médico Paulo Vasconcelos, hemodinamicista do HRCC, o cateterismo serve para o diagnóstico de doença arterial coronariana, sendo o exame de melhor precisão para verificar entupimento nas artérias do coração.

“Todos os outros exames que existem na medicina, eles podem dar errado, ou falso positivo, ou falso negativo. O cateterismo não, ele vê exatamente a artéria por dentro. Porém é um exame invasivo, ou seja, você precisa fazer anestesia local e acessar o coração do paciente. Para critério de diagnósticos de doenças no coração, para tirar dúvidas, se tem entupimento das coronárias, ele é o melhor exame que existe, é o padrão ouro”, afirmou.

Atualmente a lista de espera para o exame cateterismo, na macrorregião sul da Bahia, está em torno de 258 pacientes, alguns desses aguardando por esse procedimento há mais de um ano. Entendendo a necessidade para atender essas pessoas e diminuir a fila, a Secretaria Estadual de Saúde, através da equipe do Hospital Regional Costa do Cacau organizou esse mutirão para sanar essa lista em três meses, até fevereiro de 2021.

Compartilhe no Google Plus

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!