Ex-Presidente Francês Giscard d'Estaing Morre De Covid-19




O ex-presidente francês Valéry Giscard D’Estaing morreu, esta quarta-feira (2), aos 94 anos, devido a complicações cardíacas num quadro de Covid-19. A notícia foi divulgada aos meios de comunicação franceses por familiares do político.



Há cerca de três semanas que ex-chefe de Estado estava internado no hospital de Tours, no centro da França, devido a uma insuficiência cardíaca.

A hospitalização ocorreu dois meses depois de uma outra, em meados desetembro, devido a umainfecçãopulmonar.

O político conservador, também presidente da Convenção que redigiu o tratado constitucional europeu,esteve, nos últimos meses, recolhido, por causa do novocoronavírus, no castelo da sua família emAuthon.

Giscardd'Estaing foi presidente da França demaiode 1974 amaiode 1981, período durante o qual teve JacquesChirac e Raymond Barre como primeiros-ministros.Algumas das principais marcas do seu mandato foram o acesso ao voto a partir dos 18 anos, o direito à interrupção voluntária da gravidez e a possibilidade de divórcio por mútuo acordo.

Antes da sua eleição,Giscardd'Estaing foi ministro das Finanças quando GeorgesPompidouera primeiro-ministro, entre 1962 e 1966. Voltou ao Governo com as mesmas funções quandoPompidoujá era Presidente entre 1969 e 1974.

Após a sua passagem peloEliseu, foi deputado europeu e dedicou-se à escrita, pertencendo à Academia francesa. Na sua longa carreira política foi deputado, ocupou diversos cargos na política local e regional e sentou-se no Conselho Constitucional.

Emmarço deste ano, foi acusado por uma jornalista alemã de assédio sexual e foi aberto um inquérito para apurar os fatos.
Compartilhe no Google Plus

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!