Em 25 dias, média móvel de novos casos da Covid-19 praticamente dobrou na Bahia

 


A retomada do crescimento da Covid-19 no Bahia está longe de ser uma anedota pós-eleições ou apenas um inimigo ilusório a ser combatido pelo negacionistas. Em 25 dias, considerando o cálculo de média móvel, o número de novos casos diários praticamente dobrou no estado, saindo de 1.205 para 2.393. O mesmo avanço é observado no número de casos ativos: a Bahia saltou da faixa de 6 mil para 11.029 registros confirmados nesta segunda-feira (30) pela Secretaria Estadual de Saúde.

 

Já a taxa da ocupação de leitos de UTI Covid-19 do Estado saiu de 53,22% para 67,83% em apenas 15 dias, mesmo com um leve aumento de leitos - que foram de 853 em 16 de novembro para 861 nesta segunda.

 

Em Salvador, o avanço também tem acendido o alerta das autoridades de saúde. Nesta segunda, o prefeito ACM Neto (DEM) citou um planejamento de reabertura dos leitos de tratamento da Covid-19 caso a taxa de ocupação atinja a margem de 60%. 

 

Segundo Neto, o objetivo é "ir abrindo novos leitos para que esta margem de segurança possa ser respeitada". A capital baiana tinha, em 6 de novembro, 1.008 casos ativos da doença. No boletim de ontem, o total de casos nesta categoria era de 1.732. Um aumento de 71%.

 

Conforme divulgação da Secretaria Municipal de Saúde, a capital baiana tem, nesta segunda, 66% dos leitos totais ocupados. No caso de UTI adulto, a margem de ocupação é de 65%. Já os leitos clínicos têm 69% de ocupação. 

Compartilhe no Google Plus

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!