Aliados De Maia Querem Formar Bloco Para Demonstrar União Em Disputa Pela Câmara




Aliados do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), articulam a formalização de um bloco partidário de MDB, DEM, PSDB, PV e Cidadania para a eleição do comando da Casa, em fevereiro. As legendas reúnem 106 deputados, informa reportagem do jornal Folha de S. Paulo.

Congressistas ainda tentam atrair o Republicanos e parte do PSL, destaca a publicação. Integrantes dessas siglas, porém, dizem que só aceitam a composição quando estiver definido quem será o candidato à presidência no grupo.

Caso essas legendas aceitem o convite, o total de deputados subiria para 158. São necessários 257 do total de 513 para a eleger, em primeiro turno, quem comandará a Câmara pelos próximos dois anos.

O objetivo do bloco é justamente demonstrar coesão entre os partidos do grupo de Maia.

Nesta semana, Maia e o presidente do DEM, ACM Neto, afirmaram a deputados aliados e da oposição, e também a ministros do governo, que Maia não tentará a reeleição. Ainda assim, deputados desconfiam do atual presidente da Casa.

Ainda conforme a Folha, mesmo dentro desse “núcleo duro”, por exemplo, há divergências sobre apoio a uma possível reeleição de deputado.

O plano de Maia de tentar uma recondução enfrenta resistência também no entorno do deputado, até mesmo nas bancadas de esquerda, que o apoiaram nas eleições anteriores.
Compartilhe no Google Plus

Sobre SITE TRIBUNA

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Site Tribuna. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!